O Marajó recebeu, no último sábado (25), as mulheres de toda a região de Marília para a realização do Congresso do Ministério das Mulheres, do Distrito Vila Coimbra. Desde a manhã até a tarde, a programação discutiu e abordou tópicos relevantes para a vida espiritual e diária das mulheres.
A ocasião foi prestigiada com 21 investiduras, confirmando o compromisso feminino na missão bíblica de salvação, e, especialmente, por dois batismos durante o culto da manhã.

SOMOS PRECIOSAS
Sob esse título, Cecília Sanches, a pregadora da manhã, comparou os atributos e características de duas rainhas citadas na Bíblia: Vasti e Ester.
Na reflexão, as atitudes de ambas foram preciosas aos olhos do Senhor. Embora pagã, Vasti negou abandonar seus princípios para se submeter aos desejos do rei, um fator destaque em sua trajetória contida na bíblia. Com Ester, a bondade e seu caráter imperaram e se destacaram em sua história.
Por outro lado, na realidade contemporânea, o padrão estabelecedor da feminilidade não são suas virtudes internas, mas sim o corpo. Das telas aos cartazes, o corpo ideal e seu uso desinibido é incentivado pelos grandes veículos e endossado pelas celebridades. Adiante da superficialidade, o Senhor olha para a essência individual e faz um convite.
Este aponta para a escolha de entregar-se totalmente a Cristo e aos seus desígnios, numa decisão diária que cada mulher, com seus desafios únicos, tem a oportunidade de fazer. Deus convida, particularmente, cada uma a aceitar o Seu amor infinito, expresso pelo sacrifício na cruz, e preencher sua preciosidade totalmente em Seu coração.
ENTREVISTA COM NOSSA CONVIDADA
O pastor Harley Burigatto conversou com nossa convidada especial, abordando diversos assuntos. Cecília Sanches é pedagoga, palestrante, pregadora, mãe e gosta muito de falar da Palavra de Deus. Casada, reside em Naviraí–MS e frequenta a Igreja Adventista Central da cidade, onde atua no Ministério do Adolescente. Confira em detalhes agora como foi esse bate-papo:
Pr. Harley Burigatto: Primeiramente gostaríamos de agradecer ter aceitado o convite para estar conosco. Conte um pouco como foi sua viagem para nossa cidade.
Cecília Sanches: Eu que gostaria de agradecer o convite feito pela igreja do distrito de vila Coimbra do pastor Harley e da Letícia. Foi um congresso maravilhoso, eu me senti muito acolhida, foi muito gostoso de verdade, podemos sentir a presença de Deus neste lugar. A viagem foi interessante porque de Naviraí até Marília de carro seria umas 8/9 horas de viagem, direto, porém eu vim de ônibus então tem que fazer a famosa baldeação, a troca de ônibus. Saí de Naviraí mais ou menos umas 5 horas da tarde, cheguei as 9h em Casa Verde, um entreposto, onde eu faço a troca do ônibus. Fiquei esperando umas 2 horas. Não é bem uma rodoviária, é um ponto de ônibus, assim, uma lanchonete no meio do nada onde a gente fica esperando para fazer a troca de ônibus. Quando chegou o outro ônibus, que também estava atrasado, fomos direto até Marília, chegando umas 9 horas da manhã então eu levei aí mais de 12 horas!
Pr. Harley Burigatto: O que achou do Congresso, e quais foram os pontos positivos que você leva dessa experiência.
Cecília Sanches: O congresso estava maravilhoso, foi tudo muito bem-organizado, as mulheres que estavam lá também acredito que se sentiram muito acolhidas, como eu fui. Um ambiente muito gostoso, estava divertido e ao mesmo tempo espiritual, então foi uma experiência muito, muito edificante para quem esteve presente.
Pr. Harley Burigatto: Qual a mensagem que você quis passar com o tema “Você é Preciosa”, na qual teve a oportunidade de palestrar para nossas irmãs?
Cecília Sanches: A mensagem sobre as “preciosas” na realidade teve o intuito de mostrar para cada mulher que nós temos uma missão, e que nós somos preciosas para Deus, temos a missão de pregar o evangelho onde nós estamos. Então a nossa casa, o nosso lar, os nossos filhos, o nosso marido, a nossa família e o nosso ambiente de trabalho, onde nós convivemos é a nossa primeira missão. Essa é a nossa preciosidade diante de Deus, porque cada um tem a sua, cada uma tem a sua missão, e é isso que nós estamos fazendo nesse mundo, não é? Somos passageiros, e nós precisamos levar essa missão adiante, para que mais pessoas saibam da nossa esperança.
Pr. Harley Burigatto: Qual o ponto essencial que você destaca das vidas das personagens que palestrou?
Cecília Sanches: Falamos de Vasti, ela foi preciosa aos olhos de Deus, porque foi uma mulher que apesar de ser pagã, respeitou os seus princípios e o seu caráter. Ela não deixou ser usada como um objeto, como o rei Assuero gostaria, e preferiu perder o trono e a coroa de rainha, do que deixar com que os seus princípios e a sua moral fossem rebaixados. Já Ester, que foi rainha no lugar de Vasti, a preciosidade de Ester estava na bondade. A Bíblia fala que ela foi levada com um grupo de mulheres pela sua beleza, porém, quando a Bíblia afirma que o rei Assuero amou Ester, não fala que foi por conta da beleza dela, mas sim porque a fama de Ester já corria dentro do palácio com uma pessoa boa, além de formosa. Ela carrega alguns significados dentro da palavra “formosura”, que é graça, pureza, delicadeza, bondade e lindeza. Lindeza não só de caráter, mas a lindeza da “essência” da pessoa.
Pr. Harley Burigatto: Deixe uma mensagem as nossas irmãs o distrito.
Cecília Sanches: A mensagem que eu deixo para as nossas irmãs é a mesma que está descrita na Bíblia: de Vasti a bíblia quis enfatizar seu código de conduta de vida, de Ester a mensagem é que nós somos preciosas aos olhos de Deus porque nós temos uma missão. Precisamos cuidar daquilo que é mais importante, o nosso caráter, nossos princípios, o que carregamos, que é o nome “cristão”. Quando nós nos identificamos para alguém como cristã, demonstramos que carregamos o nome de Cristo conosco! Então, todas as nossas ações, todas as nossas palavras, o que fazemos precisa demonstrar o Cristo a quem servimos. Meu apelo para elas, a minha mensagem, é que onde quer que elas estejam, mostrem Cristo na sua conduta de vida.

INVESTIDURAS E NOVAS IRMÃS
O congresso também foi momento de entrega e renovação de compromissos. As irmãs Tânia e Zelinda decidiram pela nova vida em Cristo através do batismo e passam agora a integrar as igrejas de Getulina e do Vila Coimbra, respectivamente. Nossas saudações e boas-vindas às novas irmãs!
Conjuntamente, as irmãs atuantes na região em atividades do Ministério da Mulher puderam ser ordenadas na ocasião, reforçando o compromisso de cada uma com a missão. Confira as fotos desses momentos:

PALESTRAS DA TARDE
Pela tarde, a irmã Rose Santos, do Vila Coimbra, apresentou uma palestra abordando a chamada “Síndrome do Espelho Retrovisor”. Nela, a oradora discorreu sobre as mulheres que não conseguem se livrar de fatos e memórias de seus passados. Dessa forma, essa dinâmica, sufocando a saúde mental e emocional do indivíduo, estabelece um ciclo persistente de culpa e dor. A palestra visou dar ferramentas para as mulheres presentes, a fim de saírem de tais armadilhas e gatilhos, permitindo, assim, uma vida melhor e mais produtiva.
Logo após, nossa irmã Cecília apresentou uma “super-heroína” bíblica, Ester. Aprofundando os conceitos apresentados pela manhã, Sanches abriu o momento ressaltando a necessidade do cuidado do mais forte para o mais fraco. Ester foi um exemplo nisso, criando Hadassa, uma garotinha órfã, que seu tio Mardoqueu havia tomado por filha.
Ademais, nossa palestrante expandiu as características já apresentadas de Ester, destacando sua formosura, a qual deriva em cinco pontos: graça, lindeza, perfeição, delicadeza e pureza. Deus convida todas as mulheres a assumirem suas preciosidades e a encararem a missão a nós confiada, agindo, orando e falando como preciosas aos olhos do Senhor.